segunda-feira, 31 de janeiro de 2000

Ilha Grande RJ: A sede, a fome e o cansaço não importam. Tudo é compensado com o orgulho da vitória.





01/2000

Foram longos meses de expectativa aguardando a viagem de Ilha Grande. Buscamos muitas informações sobre as trilhas, porque sabíamos que a maioria delas eram feitas especialmente para o Trekking. Estudamos muito diversos guias e revistas sobre a Ilha, especialmente as matérias sobre as trilhas. Nós as tínhamos como verdadeiros desafios, porque sabíamos que o desgaste físico seria muito grande. Também contávamos que o forte calor do mês de janeiro contribuiria para isso.
Quando partimos em direção a Ilha, tínhamos a intenção de permanecer por lá 3 dias. Mas Ilha Grande é um paraíso. Um paraíso de águas claras, cristalinas e fantasticamente coloridas. Coloridas de todos os tipos de peixes, de vidas. Considero tarefa quase impossível descrever sua beleza. É preciso ver e sentir bem de perto para entender o que estou dizendo. Sendo assim, estendemos nossa estadia por mais dois dias, para curtir todos os encantos da Ilha.
Desembarcamos na Ilha a pé. Com mochilas, bikes, na altíssima temporada de verão e sem reservas de hotel. Para preservar a Ilha, a entrada de automóveis é proibida. Após algumas tentativas, conseguimos uma excelente pousada, onde o dono é morador e um profundo conhecedor da Ilha.
Fizemos de tudo: conhecemos diversos tipos de restaurantes (há comida para todos os gostos e bolsos); os passeios de escuna são simplesmente fantásticos; todos os dias, no pôr-do-sol, a parada é obrigatória lá no Bicão (todos conhecem, é só perguntar) e claro, pedalamos muito... Escolhemos duas trilhas: a primeira sai de Abraão e vai até Saco do Céu, e a segunda sai de Abraão e vai até Dois Rios. Nas duas trilhas a volta é pelo mesmo caminho.
O sol aqui já nasce fervendo. Todas as paisagens são fascinantes. Nosso dia começava as 07h:30 min., e só retornávamos para a pousada após as 19:00 horas. Era uma delícia aproveitar um bom banho e sair faminto para escolher um gostoso restaurante. O centrinho da Ilha, em Abraão, é minúsculo, mas percorrê-lo a noite era maravilhoso.
Partimos de Abraão em direção ao Saco do Céu com todos os equipamentos necessários (ferramentas, primeiros socorros, água e comida). Não tínhamos um mapa detalhado da trilha. Sendo assim, não sabíamos exatamente o que encontraríamos pela frente.
Durante todo os percurso é possível encontrar bicas de água potável (é uma delícia!). A trilha é alucinante. Acreditamos que ela seja mais indicada para o trekking, mas não pensamos em desistir por isso. Carregamos e empurramos a bike muito mais do que pedalamos, mas a emoção, a adrenalina de chegar do outro lado da Ilha é maravilhosa. Primeiro você pedala até o topo do morro, ou melhor, carrega. Depois você desce até a praia.
O caminho é de muitas pedras, riachos, bambuzais, paisagens fantásticas, barulhos esquisitos que vêm do meio da mata e, prepare-se: com certeza você levará algum tombo pelo caminho! A trilha é muito pesada, ainda mais se levando em consideração o calor de 42º C. Mas o visual é compensador. Almoçamos no restaurante da Dona Maria, muito famoso para os turistas nesta trilha.
Passado o almoço, os mergulhos e a pausa para descansar, foi necessário juntar minhas últimas forças para voltar. Eu sabia que a volta seria pelo mesmo caminho, portanto também muito difícil. Eu respirei fundo, me agarrei a toda minha coragem e força de vontade, escutei muito bem todo o incentivo e força que o Cris me deu e então, voltamos. Eu consegui. Nós conseguimos. Voltamos inteiros, felizes, realizados e vitoriosos. E como não poderia deixar de ser, fomos tomar banho no Bicão para repor as energias.
No dia seguinte aproveitamos para descansar. Tivemos um problema sério de desidratação devido ao forte calor. Passamos o dia na sombra, a base de frutas, torcendo para que estivéssemos melhores no dia seguinte para a próxima trilha. Nosso maior erro foi acordar na manhã seguinte achando que estávamos bem, preparados para pedalar e encarar uma trilha.
Iniciamos a trilha em direção a Dois Rios, debaixo do mesmo sol de 40º C. Foram precisos apenas alguns Km para descobrirmos que ainda não estávamos bem (de um total de 18 Km). E novamente erramos porque não pensamos em desistir, em voltar para a pousada. Queríamos ir até o fim. A subida desta trilha é menos íngreme, porém mais contínua. Só pensávamos em chegar em Dois Rios para conseguir um barco para voltar, porque estávamos completamente desidratados, sem nenhuma condição física para suportar a trilha.
Quando chegamos a Dois Rios, passamos horas debaixo de uma árvore. Conhecemos o Presídio, mas de longe. Não tínhamos mais forças para andar. Muito menos pedalar. Nós só queríamos um barco. Mas, para nossa surpresa, a praia de Dois Rios não é lugar de parada. Ela é praticamente deserta. Entre seus pouquíssimos moradores, a informação que recebemos é de que como estávamos do outro lado da ilha, era impossível um barco pequeno nos levar de volta. Além de perigoso, levaria muito tempo e ninguém ali estava disposto a fazer isso. E ali mesmo ficamos, deitados na areia, tentando ainda arrumar forças para pensar no que iríamos fazer para sair dali. Não adiantou muito pensar, porque não tínhamos outra saída. Tínhamos que voltar pedalando ou a pé, empurrando nossas bikes. E o calor continuava lá, firme e forte, com a imponência de seus 40º C. Nos agarramos às últimas forças, retiradas do fundo de nossas almas, para conseguirmos voltar. O Cris também estava mal, mas a resistência dele é bem melhor que a minha. Por muito tempo o que me manteve de pé foi o apoio da minha bike.
Passados os 9 Km da subida, já não tínhamos mais água. Nunca fiquei tão feliz por encontrar água na minha frente... Mais uma vez respiramos fundo, e despencamos ladeira abaixo, porque agora teríamos 9 Km de descida (nada fácil, porque tinham muitas pedras pelo caminho, que dificultaram muito a pedalada). Quase desmaiei de felicidade quando avistamos a Vila Abraão (e de cansaço também). Mas nós chegamos... Mais um pôr-do-sol no Bicão e uma alegria imensa na alma por vencer mais um desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário