quarta-feira, 31 de outubro de 2001

Itamonte MG - Um espetáculo da natureza



10/2001.
Partimos para Itamonte numa sexta-feira à noite. Pesquisei muito sobre esta pequena cidade, mas não imaginei que suas belezas naturais seriam tão perfeitas. Com a reserva feita antecipadamente tudo se tornou mais fácil. Apesar de chegarmos de madrugada a pousada, já estavam nos esperando e rapidamente nos acomodamos. Fazia muito frio... E já esperávamos uma trilha extremamente gelada.
O dia amanheceu belíssimo: um céu tão azul que mais parecia uma pintura. Decidimos dedicar este dia para conhecer a região e o local da trilha. Faríamos a Trilha das Galinhas no dia seguinte. A trilha tem o nome de Trilha das Galinhas por causa das muitas granjas em seu caminho.
Seguimos em direção ao Pico das Agulhas Negras, o 3º pico mais alto do país, com 2700 metros. Para chegar até ele seguimos a estrada que corta o Parque Nacional do Itatiaia. Foram 12 Km percorridos de carro em 2 horas... As condições de estrada são péssimas, mas vale a pena concluir a aventura. As paisagens da estrada impressionam e são capazes de emocionar qualquer mortal. É magnífico enxergar as nuvens abaixo de você. Parece um sonho.
O carro é estacionado na portaria do Parque Nacional do Itatiaia. Entramos a pé e percorremos 3 Km para avistar o Pico das Agulhas Negras. Não fizemos a escalada, mas havia muitos corajosos por lá chegando ao topo. O visual é lindo, mas apesar do céu espetacularmente azul, lá em cima faz muito frio. Depois da volta, um bom descanso para aproveitar o dia seguinte e um excelente jantar saboreando a mais famosa truta do país.
Para nossa sorte, o dia seguinte amanheceu ainda mais belo. Nos preparamos muito bem com um grande café da manhã e seguimos nossa aventura. O início da trilha é uma longa subida, bem longa... mas a subida íngreme traz aos poucos um visual inesquecível de toda a cidade de Itamonte. Todo o esforço vale a pena. As paisagens pelo caminho são fascinantes.
A trilha também passa por Itanhandu, uma cidade vizinha também muito charmosa. Fomos obrigados a parar para admirar a beleza do Rio Verde, de águas cristalinas, local preferido da galera da região para praticar esportes como o bóia-cross.
Depois da longa subida do início, são muitos trechos planos e muita descida, o que torna a trilha uma delícia de pedalar. A cada instante éramos surpreendidos com belezas naturais e paisagens alucinantes de encher os olhos. Sentimos orgulho de ter um país tão rico e tão belo, mas ao mesmo tempo uma grande tristeza por saber que a maioria das pessoas que vivem nele não sabem preservá-lo, respeitá-lo e valorizá-lo por suas riquezas.
A trilha foi bem tranqüila. Encerramos a tarde com longas horas a beira da piscina, curtindo um lindo pôr-do-sol e já pensando no jantar típico da região. Encerramos a noite com a famosa comida mineira, muito bem servida pelo restaurante da pousada. E já fazendo planos para retornar em breve, porque esta região ainda tem muitas atrações não vistas e várias trilhas para o mountain bike que nós ainda não conhecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário