terça-feira, 21 de setembro de 1999

Morungaba SP: Tudo que sobe tem que descer...

09/99. 
Cada visita as bancas de jornais e revistas é uma busca ansiosa por novas trilhas. E foi assim que encontramos a Trilha das Pedras, em Morungaba, interior de São Paulo. Tivemos uma forte intuição de que o lugar seria especial e perfeito para a prática do mountain bike.
Logo na chegada pudemos comprovar isso: os donos do bar onde deixaríamos o carro foram super gentis. Nos surpreendemos quando eles abriram os portões e ofereceram uma garagem tranqüila como estacionamento.
O sol, mais uma vez companheiro inseparável, brilhava como nunca. Já havíamos estudado o mapa da trilha anteriormente e sabíamos que os primeiros Km seriam de longas subidas... contínuas e deliciosas. Sinceramente, pensei que chegaríamos ao céu. A cada nova subida, a cada curva, pausa para muitas fotos. Este lugar tem uma paz especial. O cenário é encantador: nada existia ao alcance de nossos olhos. Somente a natureza, de formosas paisagens.
Pedalamos até encontrar o local que deu nome à trilha: uma paisagem de muitas pedras. Paisagens que nossos corações imaginaram com beleza, porque o forte calor e as queimadas da época destruíram o que deveria ser tão belo... Tudo estava negro lá em cima. Sem vida. Sem cor. Doeu na alma ver de tão perto o sofrimento da natureza. Fomos obrigados a parar por longos minutos para tentar aceitar o que estávamos vendo e seguir nosso caminho.
Durante a volta, nossos pensamentos foram os mesmos. Imaginávamos como esse lugar seria se não estivesse tão castigado pela seca, pelas queimadas. A continuação da trilha, depois de alcançar esta parte mais alta, foi bem tranqüila. E como tudo que sobe tem que descer... Mão nos freios e o coração a mil porque o restante da trilha foi apenas descida, ainda acompanhada de grandes paisagens.Foi muito gostoso curtir o retorno no barzinho onde deixamos o carro. Um lugar muito simples, mas perfeito para fazer o lanche da trilha. As pessoas foram muito simpáticas e nos receberam muito bem. Nunca foi tão gosto tomar refrigerante com sanduíche de mortadela...Tivemos motivos suficientes para planejar uma volta aqui, principalmente pela expectativa de reencontrar a natureza recuperada e muito mais bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário