quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Canela RS - A emoção da paisagem na Trilha do Morro Pelado



Não havia uma trilha programada para Canela. Tínhamos a intenção de apenas conhecer esta formosa cidade de bike. Canela é uma cidade fantástica. Sua arquitetura diferenciada é capaz de encher os olhos de qualquer turista. As hortênsias, típicas da região, estão por toda parte. Crescem por todos os cantos: nas ruas, nos jardins e até mesmo nas estradas. É uma paisagem belíssima.
Tem muitos pontos turísticos que merecem uma visita. E assim planejamos cuidadosamente cada passeio: O Parque e a Cascata do Caracol, O Castelinho, a Catedral de Pedra, o centrinho percorrido de bike, o artesanato, os vinhos e deliciosamente a autêntica churrascaria gaúcha, com direito a shows típicos da região e claro, muito chimarrão.
Também conhecemos Gramado, tão acolhedora quanto Canela. Estivemos em São Francisco de Paula e em Cambará do Sul, onde fizemos uma trilha a cavalo com duração de um dia. O guia esteve conosco por mais de sete horas e nos contou muito sobre a região. A chuva e a garoa forte nos acompanharam durante todo o dia, mas o passeio ainda assim foi fabuloso. Andar a cavalo durante tantas horas foi algo totalmente novo para nós dois, e maravilhosamente inesquecível.
Até então não acreditávamos que conseguiríamos uma grande trilha de mountain bike. Mas, no centro de informações turísticas da cidade descobrimos a Trilha do Morro Pelado. Resolvemos conhecê-la, mesmo sem maiores referências. Achamos que ela não traria emoções extremamente mais fortes.
Bem, grande engano: Morro Pelado. Iniciamos a pedalada desacreditando de grandes paisagens. Mas a subida se tornava cada vez mais íngreme, nós não parávamos de subir. Pouquíssimos carros passaram pelo mesmo caminho. Mais uma vez estávamos acompanhados de muitas hortênsias. Pedalamos morro acima por quase 10 Km. Já estávamos pensando na volta, que seria deliciosa... e imaginando o quanto seria alucinante o visual que encontraríamos ao final desta trilha. Simplesmente incrível. Emocionante, espetacular, fantasticamente especial. Estávamos diante de um vale imensamente verde, que significava o lado oposto à cidade de Canela. Assim como em todo o caminho, o topo do morro estava repleto de hortênsias.. Ficamos ali, deitados no gramado, entre o verde e as hortênsias, admirando o infinito horizonte. Mais um espetáculo da mãe natureza que nós pudemos presenciar e manter vivo em nossas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário