segunda-feira, 31 de maio de 1999

Nazaré Paulista - Como vencer uma trilha após três longas tentativas (desastrosas, mas engraçadas...)

O local escolhido para a trilha de estréia foi Nazaré Paulista. Distante de São Paulo 120 Km, a estrada que leva até lá é ótima. Os últimos 20 Km são de terra batida, mas o sacrifício é compensado pela beleza do lugar. A trilha é leve, de 20 Km em terreno de baixa dificuldade técnica. O lugar é lindo. Estacionamos o carro, nos informamos com a pousada sobre o início da trilha e partimos.
No primeiro Km percebemos que havíamos esquecido o mapa, estudado cuidadosamente nos dias anteriores. Mas o pior é que acreditamos que poderíamos continuar sem ele. Só tivemos absoluta certeza de que estávamos perdidos quando os tais 20 Km já tinham passado e nós ainda estávamos pedalando ao redor da represa. O maior problema da região é que os próprios moradores, que são pouquíssimos, não conhecem nada por ali.
Com 35 Km de pedaladas, o Cris com seu bom condicionamento físico não reclamava da distância. Mas eu, pobre mortal, já não agüentava mais. Minhas pernas já não obedeciam mais, apenas pedalavam porque tinham que seguir a bike do Cris que seguia na minha frente...
Com 45 Km, descobrimos o motivo pelo qual estávamos perdidos: nós iniciamos a trilha para o lado contrário. Assim, transformamos o percurso de 20 Km em um caminho que chegaria a 70 Km . Para nossa alegria, estávamos próximos a um Pier. E mesmo contra a nossa vontade, fomos obrigados a voltar para a pousada de lancha, porque não tínhamos mais condições físicas e psicológicas de prosseguir pedalando.
Hoje nós podemos rir de tudo isso. E aprendemos muito bem que a primeira coisa a verificar na bagagem é o mapa. O sentimento de frustração deste dia nos levou ao mesmo lugar no final de semana seguinte, para percorrer a trilha no caminho certo.
Chegamos novamente a Nazaré Paulista com um lindo dia, na maior expectativa. Diante dos mesmos preparativos, estacionamos o carro, não esquecemos o mapa e marcamos o almoço da pousada para a volta da tão esperada trilha.
Mas então, quando já estávamos próximos dos 4 Km de trilh... CRASH!!! O pedal da bike do Cris caiu! Voltamos os 4 Km, andando, conseguimos uma chave adequada, resolvemos o problema e prosseguimos a trilha, mas CRASH!!! de novo... e então enxergamos o parafuso espanado do pedal, que frustrou nossa trilha mais uma vez, nos deixando com toda raiva do mundo.
Nem preciso dizer o quanto este dia foi frustrante. Para não perder a viagem, almoçamos conforme o combinado e aproveitamos o lindo dia de sol admirando a beleza do lugar. No dia seguinte, tratamos de levar as bikes para uma revisão e ter certeza de que tudo estava correto.
Novamente, no terceiro final de semana, retornamos com toda persistência. Mais um belo dia de sol, tudo muito bem planejado e verificado com antecedência. Iniciamos a trilha confiantes. Admirávamos cada pedacinho da natureza. E ainda nos encantamos com uma cachoeira muito bem protegida pela mata, em meio à natureza. Um lugar fascinante. Conseguimos então terminar este percurso de natureza tão bela, uma linda cachoeira e muitas histórias para contar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário