terça-feira, 1 de junho de 2010

Como organizar melhor a mala de viagem

Mesmo com todas as dicas abaixo, eu sempre digo que a mala deve ter a cara e o jeito do dono - as dicas servem para dar uma breve orientação, mas de que adianta levar uma mala de rodinhas enorme se você prefere viajar de mochila? Aliás, esta é a minha preferência - a mochila me deixa mais livre, me sinto melhor para me locomover, seja no Brasil ou no exterior. Mas claro, tudo vai depender do tipo e do tamanho da viagem - se cabe na mochila, é ela que eu levo!
Dani Boiko Moreira

Mala como organizar?

Aprenda a montar uma mala para viagens e não esqueça de nada!

Uma das coisas mais divertidas na vida é viajar. Não há sensação melhor que procurar o destino perfeito para suas férias, planejar calmamente o roteiro e desembarcar numa praia paradisíaca ou uma cidade com vida cultural borbulhante.
Entretanto, o que deveria ser apenas um detalhe de praxe neste ritual pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, capaz de comprometer boa parte da sua diversão: organizar a mala.
Decidir o que levar, o que deixar de fora, como organizar tudo e, claro, qual o tipo de mala ideal para cada situação, é essencial para evitar problemas como esquecimento de itens importantes, roupas amassadas e excesso de peso, além do drama de correr o risco de perder tudo em um extravio. 


Cada tipo de viagem, uma bagagem. Cada tipo de bagagem, uma mala.


A quantidade de pertences que irá levar, assim como o caráter da viagem, vai definir o tipo de mala que você precisa. Uma viagem a trabalho, do tipo ponte aérea, não demanda mais que uma bagagem de mão. Neste caso, os modelos com rodinhas são mais práticos e podem ser levados facilmente de um lugar para outro.

A mala estilo escritório móvel possui compartimento para notebook, mini impressora e espaço para até duas mudas de roupa.  Se optar por uma viagem longa, escolha um modelo rígido, mais resistente a um grande número de conexões.
O ideal é que ela seja feita de polipropileno ou ABS. Já os destinos mais curtos podem ser feitos com uma mala semi-rígida, preferencialmente de tecido revestido de poliéster de alta densidade, que voltam ao formato original mesmo depois de amassadas.

Viagens curtas a lazer pedem uma mala de bordo, do tamanho das bagagens de mão. Agora, se você tiver que transportar seus pertences durante longas caminhadas, opte por uma mochila, que distribuirá o peso pelas costas.

Como organizar seus pertences
O primeiro passo para organizar a sua mala é pegar um pedacinho de papel e uma caneta. Anotar tudo o que você precisa levar na viagem é fundamental para ajudá-lo na missão. Em seguida, busque informações sobre o clima do lugar, cultura e pontos turísticos do local para ajudar você no planejamento. Colocar o armário inteiro na mala para uma viagem de final de semana também é um erro muito comum, cometido principalmente pelas mulheres, e só garante mais peso na mala do carro, ou pior, nas suas costas.
Defina quantos dias passará longe de casa para saber quantas mudas de roupas deverá levar. Se você for passar quatro noites no lugar, certamente não fará mais de oito trocas de roupa. Opte por modelos versáteis, que podem ser combinados entre si e funcionam tanto para o dia quanto para a noite. Caso o destino seja um lugar frio, uma boa dica é levar um suéter neutro, ao invés de um casaco pesado e volumoso.

Não se esqueça dos objetos necessários no dia a dia, como remédios, óculos, artigos de higiene. Pode ser difícil encontrar alguns produtos em outros lugares. Cuidado para não colocar o shampoo, condicionador, perfumes e hidratantes com as roupas. Um acidente com um dos frascos pode danificar todas as suas roupas. Lembre-se sempre de levar uma muda de roupas extra na bagagem de mão, pois em caso de imprevistos, você terá roupas limpas até encontrar a melhor solução para o problema.

Para organizar, siga mais ou menos a seguinte sequência:
1. Primeiro coloque os sapatos dentro de uns saquinhos plásticos, no fundo da mala;
2. Por cima dos sapatos roupas que podem amarrotar como calças. Dica: para amassar menos, deixe as pernas pra fora e só dobre depois que tiver colocado o resto das roupas. Nunca dobre mais que duas vezes;
3. Depois é a vez dos casacos, paletós ou moletons ao avesso com as mangas para dentro e dobrados uma vez ao meio;
4. Em seguinda, é a vez das saias e vestidos. Dobrados também apenas uma vez ao meio;
5. Faça rolinhos com as camisetas e o pijama e deixe-os lado a lado;
6. Faça o mesmo com as toalhas, preenchendo os espaços vagos da mala com elas;
7. Agora dobre as pernas das calças que estavam pra fora, cobrindo as outras roupas;
8. Roupas intimas devem ser colocadas em um saquinho, ou dentro de bolsinhos que já vem dentro da mala;
9. Acessórios vão embalados em saquinhos dentro da mala ou na mala de mão;
10. Roupas sujas devem ser colocadas em saquinhos para que não se misturem com as roupas limpas;
11. Embale produtos líquidos em saquinhos plásticos, para que se ocorra vazamento, não suje as demais roupas;
12. Em uma bolsa de mão, leve os óculos, a câmera fotográfica, a escova e o creme dental, lembrando dos documentos, dinheiro e passagem.

Dicas extras:
• Lembre-se de personalizar sua mala com algum detalhe que possa ver identificado rapidamente. Assim, você ganha tempo na fila da esteira e evita levar um modelo parecido com o seu para casa. O detalhe pode ser uma fita de cetim colorida ou uma etiqueta com os seus dados pessoais;
• Lacre a mala com um cadeado, de preferência que tenha código. Seus pertences passarão um bom tempo longe de você, facilitando que outras pessoas tenham a oportunidade de bisbilhotar o que está lá dentro; 
• Objetos de valor devem sempre ser levados na bagaem de mão;
• Nunca despache objetos importantes como documentos, dinheiro, perfumes e jóias. Em caso de perda da mala, ou violação por parte de terceiros, o seu prejuízo será muito menor;
• Despache os objetos cortantes, como alicates e tesouras. Por motivos de segurança, esses pertences não poderão embarcar com você em um avião;
• Coloque as roupas usadas em um saco com zíper. Não há nada menos higiênico que misturar as roupas sujas com as limpas;
• Sapatos e bolsas ocupam muito espaço na mala. Procure levar no máximo um par de calçados mais formal, outro mais esportivo e chinelos. Por mais irresistível que pareça, não leve sapatos novos. Se ele machucar os seus pés, o lazer pode virar um martírio;
• Para ganhar espaço na mala, enrole peças como calças. Essa dica também serve para evitar que as suas roupas se amassem, pois elas ficarão mais presas entre si;
•  Evite levar mais de 12 quilos na mala. Você corre o risco de ultrapassar o limite de peso na volta, caso tenha a intenção de fazer compras. Mas se quiser fazer a festa nas lembrancinhas para os amigos, uma boa opção é viajar com uma mala maior mais vazia, levando uma menor por dentro.
Fonte: http://www.magazineluiza.com.br


·         Escolha peças versáteis, que ocupem pouco espaço e possibilitem diferentes combinações. Se a sua sandália verde fica perfeita com um dos vestidos que está levando, mas só combina com ele, melhor escolher uma que seja mais neutra e possa ser usada com outra roupa.
·         Leve duas malas ou uma mala e uma bolsa para os sapatos e os produtos de higiene e cosméticos. Estes deverão ser colocados em uma nécessaire de plástico e em frascos menores, para não ocuparem muito espaço. Caso prefira levar os calçado na própria mala, acomode-os em sacolas transparentes ou sacos de pano, e guarde-os no fundo da mala.
·         Para peças íntimas e meias, o uso de saquinhos apropriados ou a distribuição delas nos vãos que surgem entre as roupas. Já no caso dos cintos, é uma boa mantê-los enrolados nos espaços entre as roupas ou esticados por cima de tudo.
·         Nas viagens de avião é importante levar uma bolsa de mão com uma muda de roupa, produtos de higiene, remédios e roupa de dormir. Em viagens para o exterior, acrescente a passagem e o passaporte.
·         Procure identificar suas malas com uma etiqueta com seu nome e o número do telefone celular.É recomendado não colocar o endereço da residência por segurança. Também é uma boa idéia fazer uma marcação que identifique a mala de longe, como uma fita amarrada na alça ou um adesivo.
·         Quando chegar ao destino, a primeira providência é tirar da mala e colocar em cabides ou prateleiras as roupas que amassam. Faça o mesmo com as calças jeans, para que não fiquem com marcas das dobras. Para o quarto ficar organizado, pode deixar dentro da mala os itens mais pesados, como secador de cabelo, sapatos etc.
·         Não dispense os acessórios. Quanto mais caprichados, menos roupas você pode levar. - Trocando os acessórios, é possível mudar por completo um visual.
·         Ao chegar de viagem, retire logo da mala as roupas úmidas, para não correr o risco de mofo. E se possível, coloque todas as roupas para lavar, mesmo as que não foram usadas, pois podem ter sido “contaminadas” com cheiro, suor ou sujeira das peças que foram utilizadas.
·         Fonte: http://www.personalassistant.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário